terça-feira, 6 de outubro de 2009

Thot ou Tot

Toth, Tot, Tôt ou Thoth é o nome em grego de Djehuty (ou Zehuti), um deus pertencente ao panteão egípcio, deus da sabedoria um deus cordato, sábio, assistente e secretário-arquivista dos deuses. É uma divindade lunar (o deus da Lua) que tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, entre outros atributos. Era frequentemente representado como um escriba com cabeça de íbis (a ave que lhe estava consagrada). Também era representado por um babuíno. A importância desta divindade era notória, até porque o ciclo lunar era determinante em vários aspectos da actividade civil e religiosa da sociedade egípcia. É, por vezes, identificado com Hermes Trismegisto. Sua filiação ora é atribuída a , ora a Seth. Refere-se também que seria conselheiro de Rá. Sua companheira íntima, Astennu, é por vezes identificada com o próprio Toth . Tinha uma filha: Seshat. Era marido de Maet. Também é considerado, por Edgar Cayce, como um engenheiro atlante da antiga civilização perdida de Atlântida e que terá participado na construção das pirâmides.
Seus papéis na mitologia egípcia eram muitos. Thoth serviu com um poder mediando, especialmente entre bem e mal, Certificando-se que nenhum tinha vitória decisiva sobre o outro.
Thoth tem desempenhado um papel proeminente em muitos dos mitos egípcios. Resultados de seu papel como árbitro, ele tinha supervisionado as três batalhas épicas entre o bem e o mal. Todas as três batalhas são fundamentalmente os mesmos e pertencem a diferentes períodos. A primeira batalha ocorreu entre Ra e Apep, O segundo entre Heru-Bekhutet e Ajustar. E o terceiro entre Hórus, Filho de Osíris, e Set.
Thoth também foi destaque no mito de Osíris, sendo de grande ajuda para
Isis. Depois que Ísis reuniu os pedaços do corpo desmembrado de Osíris, foi ele lhe deu as palavras mágicas para ressuscitá-lo. Quando Hórus foi morto, Thoth deu o fórmulas para ressuscitá-lo também. Semelhante ao Deus que fala as palavras para criar o céus e Terra. Na mitologia Judaico-cristã, Thoth, sendo o Deus que sempre fala às palavras que satisfaz os desejos de Ra, pronunciou as palavras que criou os céus e a Terra na mitologia egípcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário