domingo, 11 de outubro de 2009

Moises

De acordo com a tradição judaico-cristã, Moisés foi o autor dos 5 primeiros livros do Antigo Testamento. O livro do gênesis foi originariamente escrito há mais ou menos 2.700 anos a.C., bem depois da época do rei Salomão. Moisés, é encarado pelos judeus como o principal legislador e um dos principais líderes religiosos. Para os muçulmanos, Moisés foi um grande profeta.
A origem do nome Moisés é controversa. As evidências apontam para a origem egípcia do nome sem o elemento teofórico. Més (ou na forma grega, mais divulgada, Mósis), deriva da raiz substantiva ms (criança ou filho), correlata da forma verbal msy, que significa "gerar" (note-se que na língua egípcia, à semelhança de outras do próximo oriente
, a escrita renunciava ao uso das vogais). Més significa assim "gerado", "nascido" ou "filho". Tome-se como exemplo os nomes dos faraós Ahmés (Amosis), que significa "filho de Deus Amon-Rá", Tutmés, significando ("filho de Deus Tut), ou ainda Ramsés, com o significado de "filho de Deus Rá".
O livro de Gênesis foi escrito por Moisés que segundo o livro do êxodo,
foi adotado pela filha do Faraó Hatshepsut que o encontrou enquanto se banhava no rio Nilo e o educou na corte como um príncipe iniciando-o nos mistérios do antigo Egito. Aos 40 anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela "justa" cólera, é obrigado a partir para o exílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixa-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá acabou casando-se com Séfora e com ela teve um filho chamado de Gérson. Quarenta anos depois, no monte de Horebe, ele depara-se com uma sarsa ardente que queimava mas não se consumia e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel".
Muitos estudiosos da História acreditam que o período que Moisés passou entre os egípcios serviu para que ele aprendesse também o conceito do "Monoteísmo", criado pelo faraó Akhenaton,
o faraó revolucionário, levando além dos mistérios Egípcios, o conceito ao povo judeu. Então para continuarmos nossa pesquisa precisamos adentrar um pouco na história do antigo Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário