Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o sol, em sua órbita aparente (como vista da terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste. Ou seja, é a ocasião em que o dia e a noite dura o mesmo tempo. O dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais (período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias.
No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.
Devido à órbita da terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a terra esta mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando esta mais longe (afélio).
Em várias culturas nórdicas, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião Cristã.
Abaixo vemos a Terra sendo Iluminada pelo Sol no momento do equinócio.
terça-feira, 9 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário